NOTÍCIAS
English · Deutsch · Português · Français · Italiano · Русский · Español · Norsk · Česky · ελληνικά · עברית
O trabalho de Jane Jensen
A primeira experiência de Jane Jensen como contadora de histórias ocorreu em 1991, ao começar a trabalhar na Sierra On-line, onde ganhou experiência colaborando em diversos jogos de aventura, como Police Quest 3, Ecoquest e Pepper's Adventures in Time. Contudo, foi com King's Quest VI, no qual trabalhou como co-designer ao lado de Roberta Williams, que teve a primeira real oportunidade de demonstrar ao mundo dos videojogos todo o seu talento. Não é coincidencia que King's Quest VI seja geralmente considerado como um dos melhores jogos da série. Muitos jogadores chegaram mesmo a considerá-lo como o melhor jogo de aventura de sempre.
Foi, contudo, com a aclamada série Gabriel Knight que Jane atingiu as massas. Os três episódios da série granjearam-lhe uma enorme e, por vezes quase, adoradora, legião de fãs e vários prémios de revistas de videojogos de todo o mundo. Foi um elemento fundamental na projecção internacional do seu nome.
Em 2002, Jane foi co-fundadora de uma empresa chamada Oberon Media e sob esta marca, lançou em 2003 e 2004, respectivamente, Inspector Parker e Betrapped, dois jogos com elementos de aventura, ambos beneficiando dos enredos bem construídos que caracterizam o seu trabalho. Ambos os jogos se centram nas investigações do Inspector Parker e nas suas tentativas para resolver mistérios ao estilo de Agatha Christie.
Os muitos jogos em que trabalhou valeram-lhe um vasto reconhecimento como a grande senhora da ficção interactive, mas no fundo, considera-se uma contadora de histórias e escritora. Os seus primeiros desafios neste âmbito foram as novelizações dos primeiros dois jogos da série Gabriel Knight. Enquanto o seu primeiro trabalho como escritora, Gabriel Knight: Sins of the Fathers, é, de alguma forma um walkthrough do jogo em forma de romance e enriquecido com maior profundidade psicológica e um enredo mais detalhado, Gabriel Knight: The Beast Within é, por si só, um romance totalmente independente.
Em 1999, o seu primeiro romance original, Millennium Rising, foi publicado em formato capa-dura pela editora Del Rey. O sucesso da emocionante história, baseada numa teoria da conspiração associada, como sempre, a enormes quantidades de bem pesquisados elementos de fundo, foi tão grande que em pouco tempo, o romance foi publicado também como audio-livro e como livro de bolso, desta feita com o título Judgment Day.
Entre 1999 e 2003, Jane concentrou-se no seu quarto livro, Dante's Equation, que foi lançado nesse mesmo ano pela Del Rey nos Estados Unidos e pela Little Brown na Grâ-Bretanha. O romance explora a relação entra a ciência e o divino, o bem e o mal, o espaço e o tempo, brincando também com a ideia de que tudo isto poderia resumir-se numa única equação física.
Resumo de trabalhos
Jogos:
1992 King's Quest VI (co-designer)
1993 Gabriel Knight: Sins Of The Fathers
1996 The Beast Within: A Gabriel Knight Mystery
1999 Gabriel Knight 3: Blood of The Sacred, Blood of the
Damned
2003 Inspector Parker
2004 Inspector Parker: Betrapped
xxxx Gray Matter (a.k.a. Project Jane Jensen): deveria
ter sido lançado pela The Adventure Company em 2004, mas foi posto
em stand-by. UPDATE! Gray Matter to be released
2007 by Anaconda.
Livros:
1996 Gabriel Knight: Sins of the Fathers
1997 Gabriel Knight: The Beast Within
1999 Millennium Rising (a.k.a. Judgment Day)
2003 Dante's Equation